Nossa História

O Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará é uma entidade forte, combativa e extremamente focada na busca das melhorias das condições do músico cearense. Não possui fins lucrativos e se mantêm unicamente através de seus sócios. O trabalho que vem sendo no último ano vem brindar os 74 anos de existência dessa instituição sindical. É cada vez maior o número de músicos beneficiados pelo SINDIMUCE. 

Tudo começou com a antiga Associação Profissional dos Músicos Profissionais de Fortaleza que, em 1942, pleiteou sua modificação para sindicato junto ao Ministério do Trabalho, fundando assim o Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará – SINDIMUCE. Nessa época, grandes músicos como o “Dr. do Baião”, Humberto Teixeira, militaram em favor da causa do músico cearense. 

Hoje, a entidade destaca-se pelo seu compromisso de lutar por maior qualidade de vida e de trabalho para os músicos cearenses em geral. Mas esta batalha se intensificou com a eleição da diretoria da gestão 2013/2017, que formalizou e atualizou a instituição junto aos órgãos governamentais, dando força jurídica SINDIMUCE. 

 Os músicos vinham sofrendo com as péssimas condições de trabalho dentre outras inúmeras demandas, com diretorias omissas e pouco comprometidas com os trabalhadores, mas, finalmente, em fevereiro de 2013, uma diretoria compromissada com os reais interesses dos músicos toma posse, e já efetiva mudanças. Ainda,  após mais de setenta anos de sua fundação, o Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará permanece recontando sua história fundamentada na luta pela ampliação dos direitos dos(as) trabalhadores(as) e seguindo tal qual sua trajetória histórica: fortalecendo a política de liberdade, autonomia e melhores condições da classe trabalhadora musical.