CARTA ABERTA DO SINDIMUCE Ao Instituto Cultural Iracema (ICI)
CARTA ABERTA DO SINDICATO DOS MÚSICOS DO ESTADO DO CEARÁ
Fortaleza, 25 de abril de 2025
À
Prefeitura Municipal de Fortaleza
À Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor)
Ao Instituto Cultural Iracema (ICI)
À Vila das Artes
O Sindicato dos Músicos do Estado do Ceará (SINDIMUCE) vem, por meio desta carta, manifestar sua preocupação com a situação recente da Escola Pública de Música de Fortaleza, especialmente em relação à troca de sua direção, feita sem diálogo com os corpos docente e discente, tampouco com a comunidade artística e acadêmica da cidade.
Desde sua fundação, a Escola Pública de Música se consolidou como um marco importante para a democratização do acesso ao ensino musical em Fortaleza. O SINDIMUCE acompanhou de perto o seu processo de criação e reconhece os méritos da gestão que a implementou — comprometida com a qualidade do ensino, com a inclusão social, com a diversidade estética e com o fortalecimento da cultura musical da nossa cidade.
A substituição da direção da escola, sem qualquer tipo de consulta pública, nos causa estranhamento. Qual a justificativa para essa mudança? Por que não houve escuta aos principais atores envolvidos — estudantes, professores, artistas, produtores culturais e gestores que contribuíram para a consolidação desse projeto?
A educação musical exige continuidade, planejamento, e compromisso com uma visão coletiva de formação artística. Mudanças abruptas, sem transparência e diálogo, fragilizam os avanços conquistados e vão na contramão de uma gestão democrática e popular, princípios que o atual governo municipal diz defender.
Importante frisar que o SINDIMUCE não se opõe pessoalmente ao novo diretor nomeado — profissional com trajetória reconhecida no campo da música, da docência e da pesquisa. No entanto, reafirmamos a necessidade de que as instituições envolvidas — Vila das Artes, Instituto Iracema, Secultfor e Prefeitura de Fortaleza — se posicionem publicamente sobre os critérios e razões da mudança, bem como garantam a continuidade do projeto pedagógico, a manutenção dos investimentos e o fortalecimento da missão original da escola.
O SINDIMUCE também se soma à comunidade escolar e à sociedade civil no apoio aos estudantes e professores, tendo assinado, junto a diversas entidades e cidadãos, um abaixo-assinado em defesa da escola pública de música e de sua integridade institucional.
Nos colocamos à disposição para contribuir com o diálogo, com propostas e com a defesa de uma política pública de cultura e educação que respeite os princípios da participação social, da transparência e da valorização da arte em todas as suas formas.
Atenciosamente,
A Diretoria,
Amaudson Ximenes – Presidente
Tel. 85 9138-9071
SINDICATO DOS MÚSICOS DO ESTADO DO CEARÁ – SINDIMUCE
Av. Humberto Monte, 2929, torre sul, 6º andar, sala 602B, Edifício Harmony Premium
BAIRRO PICI- FORTALEZA- CE
CNPJ: 07.358.856/0001-82.
sindimuce@gmail.com
5 Responses to CARTA ABERTA DO SINDIMUCE Ao Instituto Cultural Iracema (ICI)